Pular para o conteúdo principal

A observação do oceano é a chave


Entre os problemas ambientais atuais, sem dúvida o assunto mais controverso e que mais assusta é o aquecimento global. Nesse artigo vamos entender um pouco mais sobre como ele ocorre e quais são as evidências que nos mostram que ele realmente está acontecendo. Além disso, será comentado sobre um estudo publicado em setembro de 2017 o qual destaca a importância dos dados oceânicos no monitoramento deste fenômeno.

As atividades humanas tem produzido um excesso de dióxido de carbono e outros gases de efeito estudo na atmosfera, causando o aprisionamento extra de calor na Terra, esse fenômeno é conhecido como aquecimento global. Mas como ele ocorre exatamente? Inicialmente temos que pensar em como a energia chega até nós. Da radiação do sol que chega à Terra, a maior parte é representada pela radiação infravermelha, algo entre 55%. Do restante, aproximadamente 40% é composta pelo espectro de luz visível e a menor porção (5%) é constituída por raios ultravioletas, os quais já tem boa parte de sua radiação bloqueada pela camada de ozônio. Depois disso, o planeta irradia para o espaço uma quantidade de energia igual àquela que absorveu do sol, mas essa irradiação ocorre toda sob a forma de radiação infravermelha. A Terra funciona, portanto, como um irradiador de infravermelho que iria todo para o espaço, não fosse a presença na atmosfera de alguns gases (os famosos gases estufa) que absorvem grande parte dessa radiação e, consequentemente, aquecem-na. O problema atualmente é que esses gases estão multiplicados, causando menor escape do calor para o espaço e consequente aumento da temperatura média global.

Apesar de todas as evidências, alguns cientistas defendem a tese de que o aquecimento global não existe. Um estudo realizado por Meehl (2004) mostra que as temperaturas médias globais realmente estão sendo afetadas pelas ações antropogênicas, uma vez que estaríamos entrando em um período mais frio a partir de meados de 1960, e não o contrário como tem acontecido.


Ainda, o último boletim do departamento norte-americano NOAA (National Oceanic and Atmosferic Administration) mostra que 2017 tende a ser o segundo ano mais quente desde quando há registro (1880). No gráfico abaixo ele é colocado junto aos 8 anos mais quentes já registrados.















Ma
s
e como podemos medir a velocidade de avanço do aquecimento global? Qual a melhor forma de monitorar o aquecimento global? Um estudo conjunto que envolveu cientistas chineses, norte-americanos e franceses sugere que os dados de aquecimento dos oceanos e o aumento do nível dos oceanos apresentam respostas mais confiáveis do que as temperaturas médias globais propriamente ditas.

Isso porque a curto prazo, as flutuações de temperatura têm menos influência no oceano do que na atmosfera. Por esse motivo, os cientistas podem identificar mais facilmente os sinais do aquecimento global por meio da análise a longo prazo do oceano. Além disso, já é sabido que mais de 90% do calor que fica retido na atmosfera pelos gases estufa acabam no oceano. Por isso, para medir o aquecimento global, é imprescindível medir o aquecimento dos oceanos.

Uma comparação entre os três indicadores climáticos (aumento do nível dos oceanos, quantidade de calor dos oceanos e média da temperatura global) mostra claramente que a média da temperatura global apresenta maiores flutuações sendo um indicador mais sensível e os demais apresentam um padrão muito parecido com a linha de tendência. Mostra também que há uma tendência linear correlacionada para os três indicadores. Sendo assim, os indicadores aumento do nível dos oceanos e quantidade de calor dos oceanos mostram-se mais confiáveis e robustos nos estudos de monitoramento e previsão do aquecimento global.


REFERÊNCIAS
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc08/quimsoc.pdf
http://www.cgd.ucar.edu/ccr/publications/meehl_additivity.pdf
https://www.ncdc.noaa.gov/sotc/global/2017/08/supplemental/page-1
https://www.ncei.noaa.gov/news/study-earth%E2%80%99s-climate-look-ocean
https://eos.org/opinions/taking-the-pulse-of-the-planet
💙🌎


   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos do aquecimento global nos oceanos

Nesse post foram expostos todos os prováveis impactos do aquecimento global de forma abrangente, de acordo com o último relatório do IPCC. A presente postagem busca se aprofundar nas alterações que podem ocorrer nos oceanos, com foco no entendimento do aumento da acidificação e quais as suas consequências. Decidi falar mais sobre os oceanos uma vez que as alterações observadas neles ao longo do anos são muito perceptíveis e também por eles serem o maior termômetro da evolução do aquecimento global, como escrevi nesse post . Fazendo uma retrospectiva dos pontos principais das alterações do oceano já documentas pelo homem, temos cinco pontos críticos. Eles estão relacionados abaixo e as informações são baseadas em estudos realizados pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos): Aquecimento dos oceanos : conforme pode-se observar na figura abaixo, t rês análises independentes mostram que a quantidade de calor armazenada no oceano aumentou substancialment

E as consequências do aquecimento global?

Fazendo uma retrospectiva dos posts anteriores, iniciamos nossa conversa falando um pouco mais sobre o aquecimento global, como e por que ele ocorre e quais as melhores formas de monitorá-lo. Ainda, foi feito um paralelo entre os furacões e o aquecimento global e como esse evento pode vir a intensificar os fenômenos naturais como os furacões. Por último, a experiência de ter estado na República Dominicana durante a passagem do furacão Irma foi compartilhada e foi explicado por que estes fenômenos podem vir a ocorrer no Brasil no futuro. Nesse post falaremos sobre todas as mudanças, riscos e impactos que o aquecimento global pode trazer, de acordo com o último relatório do IPCC ( Intergovernmental Panel on Climate Change ) publicado em 2014, e no próximo post entenderemos quais são nossas alternativas para frear o avanço desse evento e quais são os meios para mitigar seus efeitos. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é o principal órgão internacional para a

Como as mudanças climáticas podem afetar a disponibilidade de água potável e quais as soluções?

A água, nos seus diversos estados, está sempre em movimento, em um processo complexo conhecido como ciclo da água. O aquecimento global já está tendo um efeito mensurável sobre este ciclo, alterando a quantidade, distribuição, tempo de retorno e qualidade da água disponível. Esse post é dedicado a comentar quais são as influências das mudanças climáticas global sobre o ciclo da água, afinal, todos os processos como conhecemos hoje, sejam eles relativos ao abastecimento de comunidades, processos industriais e o funcionamento dos ecossistemas dependem direta ou indiretamente desse precioso ciclo. Para compreender o problema da escassez de água doce, invariavelmente temos que entender a distribuição da água no planeta. Aproximadamente 98% da nossa água é salgada e apenas 2% é doce. Desse 2%, quase 70% são neve e gelo, 30% são águas subterrâneas, menos de 0,5% são águas superficiais (lagos, rios, etc.) e menos de 0,05% está na atmosfera. As mudanças climáticas têm vários efeitos